Apresentação

O Prêmio Alma da Baixada é uma criação do jornal O DIA para homenagear e reconhecer o trabalho daqueles que se dedicam ao desenvolvimento humano, social e econômico da Baixada Fluminense. O objetivo é jogar luz sobre personagens solidários e ativos na promoção da cidadania e estimular iniciativas que propiciem melhorias para a região.

A escolha dos premiados é da Redação do DIA, baseada no acompanhamento do trabalho de artistas, políticos, religiosos, líderes comunitários, educadores, empresários e cidadãos dos 13 municípios da região, que há duas décadas são retratados com atenção especial no Caderno Baixada. Será uma festa da Baixada para a Baixada.

A primeira edição do prêmio será realizada a partir das 19h de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, em solenidade no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias.

Além dos 440 convidados da festa, todos poderão acompanhar a premiação em uma transmissão ao vivo no site O Dia Online (www.odia.com.br).

Um dos grandes homenageados da noite será Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias e um militante contra a desnutrição e pela garantia de alimentação para todos, principalmente às crianças carentes da região. Esse trabalho, que inspirou diversos programas de segurança alimentar governamentais, é um exemplo para o Brasil e para cada um de nós.